16 de novembro de 2011

Pesquisa do Perfil do Consumidor Brasileiro de Vestuário

Estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), apontaram que o consumidor brasileiro consideram muito importante no momento da compra características como conforto, qualidade, durabilidade e, claro, bom preço. Também foi identificada uma grande demanda de consumo interno decorrente do crescimento econômico. Foram ouvidos consumidores das principais capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Veja abaixo alguns dados da pesquisa:

  • 27,1% dos entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de vestuário/artigos de moda para saber a origem do produto; 
  • as mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da família;
  • 37,7% dos entrevistados compram peças de vestuário/artigos de moda pelo menos uma vez por mês; e 30,4% dos consumidores a cada três meses 
  • 56,2% dos entrevistados preferem comprar em lojas de rua, porém quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em shoppings;
  • 56,4% dos consumidores compram vestuário/artigos de moda em cash (dinheiro), seguido pelo cartão de crédito, com 30,4%;
  • somente 15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de moda pela internet;
  • no Brasil, a participação do gasto com vestuário no total de despesas das famílias é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o maior índice: 7,4%;
  • a televisão é apontada como principal fonte de informação sobre moda, com participação de 72%;
  • 47,5% dos entrevistados já compraram produtos de moda por causa de propagandas. Este índice é maior entre as mulheres, com 52,7%.
  • 84,7% dos entrevistados costumam se informar a respeito de moda, sendo que a cidade que mais se destaca é Porto Alegre (RS), com 98,5%; a de menor participação é Belo Horizonte (MG), com 59%;
  • 32,1% dos entrevistados acompanham as Semanas de Moda, sendo que as mulheres costumam acompanhar mais que os homens (40,4% e 22,9%, respectivamente);
  • a maneira de vestir das personalidades (artistas, modelos, cantores e jogadores de futebol) influencia 62,2% dos entrevistados, sendo que as mulheres são as mais influenciadas, com 70,7%;
Fernando Pimentel, ministro
do Desenvolvimento, Indústria
e Comércio Exterior
Para Fernando Pimentel , ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o estudo é fundamental para aumentar a produtividade e a competitividade do setor. “Temos trabalhado pelo fortalecimento do setor têxtil, portanto, todas as ações que possam agregar valor ao setor terão o incentivo e o apoio do governo federal”.

Aguinaldo Diniz Filho
Segundo Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT, uma das estratégias competitivas do setor é oferecer ao consumidor produtos e serviços que respondam aos seus anseios e necessidades de modo mais amplo e efetivo. “Este estudo tem por objetivo proporcionar informações a um dos segmentos industriais mais impactados pelo acirramento da concorrência asiática. Esta é uma ação conjunta do governo e da iniciativa privada para proporcionar à indústria nacional um ganho de competitividade”, explica o presidente.


As informações estarão disponíveis nos sites do MDIC (www.mdic.gov.br) e da ABIT (www.abit.org.br) a partir de novembro, onde será possível ter acesso a diferentes informações por meio de filtros e obter os dados completos da pesquisa quantitativa.

A reportagem foi divulgada em 08/11/2011, no site da Revista Fator (http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=179941) , porém os dados ainda não estão disponíveis nos sites. Caruaru, 16 de novembro de 2011.

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